terça-feira, 13 de outubro de 2015

León e Minas Gerais


Às vezes sinto que León é uma Minas espanhola. Ou vice-versa... A ordem não importa!

León tem um povo muito simpático e agradável, mas que ao mesmo tempo é um pouco fechado até perceberem uma abertura maior. Um pouco mineiro, desconfiado mas bem cordial! Sobre serem conservadores, eu ainda não entendi se são ou não... Apesar de eu ser mineiro e ser muitíssimo pouco conservador, eu sei que a maioria é muito conservadora, mesmo morando em uma cidade de 2 milhões e lá-vai-pedrada de gente. Mas o modo de se vestir difere entre os mais velhos e os jovens. No geral, na vestimenta León está igual ao restante da Europa, como homens (muitos) vestindo roupas justas, de várias cores, entre outras coisas que seriam consideradas "estranhas" no Brasil (e por isso só os gays, que na maior parte das vezes se vestem muito melhor - desculpa aí -, e os que são mais ousados, acabam usando), mas isso entre os jovens.

A cidade de León, como Belo Horizonte, está repleta de bares que estão sempre abertos, as pessoas têm uma cultura de ir ao bar tomar umas cañas, como em BH, onde vamos ao buteco da esquina depois do expediente...

Outra coisa - a província de León é basicamente agrícola/rural (pouco industrial), então aqui há muitos produtos de excelência que são até exportados. Há zonas que produzem vinhos, outras com carnes, chorizo, salchichón, maçãs, tomates, pimentões, hortaliças em geral, outras frutas. Muita gente tem uma "huerta" (ou um pequeno lote no campo onde colhem maçãs, peras, hortaliças, tomates, uvas, morangos, framboesas). E eles se orgulham muito de produzirem tantos produtos Leoneses que têm.

O queijo de León é maravilhoso - apesar de estar ainda experimentando - e barato se pensar nos custos das coisas (é melhor fazer isso considerando o salário e o preço da alimentação em geral no lugar, que convertendo o Euro em Real, que realmente não dá certo!). Há queijos que eles chamam de mezcla (misturado de vaca e ovelha), curado, semi-curado ou fresco, há o queijo azul, há queijo de ovelha fresco (maravilhoso!) - e claro que há outros que ainda não experimentei. Ou seja - queijo é um amor em comum com Minas Gerais!!! Só não tem pão de queijo (claro, não tem quase nada de mandioca aqui, exceto importado, senão teria comprado um polvilho já! Se eu achar faço um pãozinho de queijo pros espanhóis).

Este fim de semana fui a uma feira na Plaza de Toros, com muitos produtos da província de León, saí de lá com mel, queijo, salchichón, maçã reineta, e uma garrafa de vinho. Realmente, quem sabe aproveitar come muito bem - e comer bem é uma coisa que não dispenso.

Apesar disso, a dieta espanhola permite um certo balanço, que eu ainda não sei explicar o que é, que eu acabei emagrecendo um pouco sem muito esforço. Creio que ajuda muito o ritmo de tomar café-da-manhã, logo umas 11:30 tomar um café com leite, almoçar às 15:00, tomar um chá ou café com leite puros lá pelas 18:00, e jantar umas 21:00 ou 22:00, parece que ficamos muito tempo sem comer, mas não dá fome (e se dá você pica alguna cosa - ou belisca alguma coisa, como se diz por aqui). Outra coisa muito diferente - poucas coisas que comem são industrializadas, empacotadas...

Enfim, esse povo me lembra um pouco da mineirice, então às vezes até me sinto um pouco parecido com eles em algumas coisas. Uma coisa que difere muito é que o espanhol leonés é claríssimo e facílimo de entender, enquanto que o nosso português mineirês é "enxugado", ou seja, picamos um pouco as palavras pra economizar saliva (coisa que eu acho estupenda!).

Há pessoas de fora que dizem que o Leonés "canta", e canta mesmo, mas é uma coisa que eu sempre disse: todo sotaque canta, menos o seu! É isso, até os espanhóis de outras regiões "cantam" diferente, mas não percebem. O mesmo ocorre com mineiro, carioca, paulista, gaúcho, baiano, cearense... e todo o resto desse povo brasileiro lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário