![]() |
| Castillo de los templarios - Ponferrada - Castilla y León. Instagram: @brunovskyg |
Esta semana fui a vários locais diferentes, ando conhecendo bem a cidade!
Pessoal da universidade anda mais amigo, já chamam para tomar "un cafetín" e assim me fazem me sentir melhor. Observação: tenho aprendido que en Leonês o diminutivo é "-ín" e não "-ito", quase como em português! É uma graça.
Outra coisa, encontrei uns brasileiros que foram muito legais comigo! Fui na casa de Claudia e Osvaldo e lá tinha pão-de-queijo e paçoquinha! Que maravilha... Foram muito amáveis e contaram várias histórias e costumes espanhóis! Ótimo encontrá-los.
Bandejão daqui
Descobri um comedor na universidade onde se almoça muito barato (para os padrões daqui 6 euros é almoço barato!), com primero plato (arroz, batatas com alguma carninha, ou sopa, ou algum caldo, ou salada), segundo plato (com alguma carne, acompanhada de batatas fritas ou alface e tomate - observe este ou, outro dia eu pedi a moça um pouquinho de cada e ela ficou me olhando até eu falar que não precisava, acho que ninguém tinha proposto isso!!!), tem uma sobremesa ou postre (algum doce não muito doce, ou frutas com iogurte - espanhóis acham um exagero doces muito doces, segundo os brasileiros eles acham muito doce o brigadeiro, a goiabada, etc.!). De beber? Um copo de vinho ou de cerveja (não é cerveja ou vinho ruim! Kkkkk.) ou uma garrafa de água. Sim, cada dia provei um e todos foram ótimos. E ainda, um pão (aqui todo mundo come no almoço e janta com pão). Aí você vai pegando o que te apetece, mas se não pega algo continua 6 euros. Se pega algo mais, aumenta um pouquinho... eu achei um preço bem justo e como lá às vezes.
Seminário em espanhol
Fui surpreendido para apresentar um seminário sobre nossa pesquisa e o que vim fazer aqui. Claro que tive uns dias para preparar e o apresentei na terça passada. Em espanhol! Parece que gostaram, disseram que meu espanhol está muito bom, e perguntaram tanto que o seminário durou 1h45! Nossas pesquisas os interessaram muito.
Mercado medieval
Aqui em León acontecem uma vez ao ano, no outono, as Festas de San Froilán, e daí tinha o mercado medieval, no casco antiguo da cidade (região dentro das muralhas medievais), e os donos das tendas todos estavam a caráter (de árabe, judeu, ou cristão medieval), vendendo mil coisas legais, tinha camelo, carroussel medieval, e até aquelas músicas medievais pagãs. Muito legal...
![]() |
| Mercado medieval - festas de San Froilán - León. Instagram: @brunovskyg |
![]() |
| Mercado Medieval - festas de San Froilán - León. Instagram: @brunovskyg |
As festas de San Froilán continuam com diversas apresentações, vou ver se vou no próximo fim de semana conhecer um pouco mais dos costumes daqui.
Campo e um pouco mais de Castilla y León
Hoje saímos cedo e acabei por conhecer várias coisas. Vi um pouco de Astorga, e a Catedral de Gaudí (tenho que voltar para parar e conhecer direito), Ponferrada e o Castillo de los templarios (magnífico!), e um pouco dos pueblos (mais interior) da região de Bierzos, que também pertence a comunidad autónoma de Castilla y León. Ali, fomos conhecer muitas plantas com as quais vou trabalhar e depois almoçamos num restaurante tipico. Ah... quase ia me esquecendo, nunca comi tantas frutas no campo (claro, são daqui e às vezes ocorrem como mato): amoras grandes, framboesas, uvas, e maçãs! Muito bom :)
![]() |
| Maravillosas manzanas! Instagram: @brunovskyg |
![]() |
| Botânico (tímido) em Espanha. Instagram: @brunovskyg |
![]() |
| Las Médulas - El Bierzo - Castilla y León. Instagram: @brunovskyg |
Bom... creio que é isto! Vou tentar escrever mais para não fazer posts tão longos! :D
Que tengan una buena semana!
















