Sei que demorei um pouco para postar, mas é que às vezes precisamos de coisas novas e inspirações para escrever. Não que eu tenha inspiração, mas pequenas coisas novas tem todo dia por aqui...
Essa semana fiz várias coisinhas. Tenho agora um número de celular (finalmente!). Fui hoje a uma loja física comprar, já que a empresa da qual me sugeriram comprar (que não tinha loja física e era um pouco mais barato o serviço) tentou entregar várias vezes mas a máquina não reconhecia o número do passaporte e etc. Cansei, mandei cancelar, e fui na loja mesmo.
Fui ao banco e abri uma conta, que será necessária pois ficar com dinheiro vivo e usando o VTM não é tão seguro quanto ter um cartão de um banco daqui. Amanhã devo ir buscar meu cartão, e com ele poderei comprar coisas pela internet, como passagem de avião, o que facilita muito a vida de qualquer um hoje em dia.
...
Como tenho tirado pelo menos umas 2 ou 3 horas por dia para resolver estas coisas e andar um pouco pela cidade para conhecê-la (ainda que eu não tenha feito um dia inteiramente turístico, já conheço assim muitos pontos turísticos). Assim, tenho chegado em casa com as pernas doendo de tanto andar... pelo menos faço algum exercício!
Frio, sim que o faz, estão fazendo uns 8 graus de manhã, à tarde uns 14... Ontem e anteontem chuveu e eu peguei chuva! Sempre tenho essa mania de esquecer guarda chuva. Mas era chuvinha leve, com vento forte, não molhei muito mas é frio! Pelo menos meu casaco me mantinha quente enquanto o vento frio gelava o rosto! :)
...
É muito lento, para uma pessoa tímida como eu, o processo de ir conhecendo tudo e as coisas. Como aqui não tenho amizades, acabo fazendo tudo sozinho e interajo menos com as pessoas. Mas como tenho andado muito, acabo conversando rapidamente com diversas pessoas diferentes e assim vou aperfeiçoando o espanhol aos poucos.
Semana passada um casal brasileiro que faz doutorado na ULe entrou em contato comigo, pois acharam no site do Ciência Sem Fronteiras as pessoas que estão fazendo doutorado sanduíche ou doutorado pleno em León. Me convidaram e uma outra menina para irmos à casa deles na semana que vem, conversar e tapear (ir de tapas, comidinhas e bebes), creio que assim poderei interagir mais. Sérgio (o companheiro de apê) fica a maior parte do tempo terminando sua tese, e claro, tem suas próprias amizades, então nossa interação não é de amizade, mas apenas conversas sobre a casa, o tempo (sempre rola!), universidade e coisas da cidade, onde comprar tal coisa e etc. Eu sei que meu processo é lento, mas é uma imensa autodescoberta estar longe de casa, estar longe de tudo. Assim que estiver mais adaptado a isso, pretendo programar de ir conhecer outras cidades na Espanha (talvez no resto da Europa), mas preciso aguardar um pouco mais para isso. Uma coisa de cada vez, please! O mineiro do interior não aguenta, assim, não!
...
Como a vida acadêmica não pára, em um dos turnos (em geral de umas 16h até umas 22h ou mais) fico revisando nossos trabalhos, aperfeiçoando coisas para envio de publicação. Estou trabalhando e adiantando muitas coisas, daqui. Internet é uma maravilha. Sempre que estou na internet de casa, entro no skype. Assim que de vez em quando (muito frequentemente) entro em contato com alguém do Brasil. Assim me sinto mais acolhido, de longe, por minha própria terra.
![]() |
| Chegando à ULe |
![]() |
| Mi despacho (Meu gabinete!) |
![]() |
| Escrevendo para vocês desde mi despacho |
Enfim, fiquem tranquilos que o brasileiro em León está bem! Novidades, mais, lhes conto em breve!



Adorei as novidades. Ia te falar mesmo pra vc procurar algum grupo no face de pós graduandos ai em Leon.. q bom q eles te acharam. e ah! muito chique o seu despacho.. rsrs
ResponderExcluirFico feliz por saber um pouco dos seus afazeres na Espanha, me deixa mais tranquila e mato a saudade... Logo logo terá amigos bons e queridos como você! Sucesso e beijos amor de filho!!!
ResponderExcluir