sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Divagações políticas e observações inúteis

A cada dia me adapto mais, aqui em León. Agora tudo está bem e (quase) não há melancolia.
Sergio, meu companheiro de apartamento, me ajudou com umas coisas ontem e hoje. Na verdade ele foi bastante prestativo, pois está terminando sua tese e teoricamente não pode perder muito tempo. Por isso valorizei muito seu esforço de me levar ontem de carro para buscar meu chip de celular (que não foi entregue aqui, e quando chegamos lá, também não foi entregue e por isso estou até agora sem chip, tudo isso por que a máquina não reconheceu o número de meu passaporte). Depois dessa dor de cabeça, ele acabou me deixando em um lugar para comprar lençóis e toalhas. Fui ontem, também, na universidade, para iniciar os trabalhos, mostrei meus materiais, conheci um pouco os procedimentos, combinei alguns experimentos e até ganhei uma mesinha na sala de becarios. Tudo ótimo! Por isso estou mais tranquilo...

Hoje, Sergio, novamente prestativo, me levou a Villaquilambre para tirarmos o Empadronamiento, que foi rápido e tudo nos conformes. Ainda bem que Sergio me levou, pois Villaquilambre é longe e eu teria de pegar um ônibus para outra cidade, ou coisa assim. Ele me disse que fez isso por mim pois esteve pelo Erasmus na Suécia, fez estância no Canadá e trabalhou na Inglaterra, e por isso sabe o que é não ter ninguém para ajudar nestes casos.

Ele me contou que Espanha ainda está em crise, com alguns detalhes que lembrei do Brasil. Aqui, muitos jovens estão desempregados (diz ele que o número pode estar em 50% dos jovens!), e como aí, os bancos e os ricos não sofrem com a crise (apesar de espernearem e baterem panelas!), só os pobres. Realmente, não foi uma ou duas vezes que vi gente jovem pedindo dinheiro pois estavam desempregados. Mas, de qualquer forma, aqui não existe tanta desigualdade como o Brasil. Quase não a vejo. Outra coisa interessante são as pichações, que são muitas, várias com mensagens de esquerda. Tinha até uma "Queremos Cristina" aqui. Vi que a direita governa o país, mas Sergio disse que com esses acontecimentos recentes, a próxima eleição será bem disputada e algum partido de esquerda deve se eleger. Penso eu, de que adianta se eleger uma esquerda, se ela pode dar uma guinada e satisfazer vontades da direita? O mundo é todo igual... A história é feita de fatos que se repetem. Enfim, não é meu objetivo fazer discurso político.

Depois fui sozinho lá fazer minha Tarjeta de Identidad de Extranjero. Deu alguma coisa de bafafá porque eu entrei na UE por Lisboa, e por isso meu passaporte tem só carimbo de Portugal. Por isso tive que ir na Policía, que não sabiam o que fazer, ligaram para diversos locais de Madrid e enfim me liberaram. No meu caso teriam de ter carimbado meu passaporte no aeroporto de Madrid ou eu teria de ter me dirigido à polícia em 72h e registrar chegada na Espanha. Por sorte o policial fez contatos e disse que estava tudo certo, ligou para a senhora da outra repartição e disse que podia fazer a minha identidade. Voltei ao local de retirada da carteira e conclui os procedimentos. Aproveitei para andar mais tranquilamente pelo centro de León, fui vendo preços, coisas, e acabei comprando um tenis para andar em uma loja esportiva (aqui será necessário e não trouxe um do Brasil). Voltei de ônibus e almocei por perto de casa.
Devo ir a campo no domingo ou semana que vem, e estou bem mais animado que antes, por estar já conhecendo a cidade e mais pessoas, creio que com essas perspectivas essa estância já está sendo muito válida em termos profissionais e pessoais.

A ver!
Hasta luego!

4 comentários:

  1. Ei baby. Só hoje que consegui sentar pra ler seu blog. Que bom que ta tudo dando certo aí! Tenho certeza que essa experiência será um marco muito bacana na sua vida. O início da sua vida fora tem seus estranhamentos e angústias iniciais, mas relaxa porque isso passa logo. Saudades de vc! Me deu vontade de provar o biskocho. Achei gostoso só pelo nome. Seu quarto é mara tb! Besos

    ResponderExcluir
  2. Oi Bets!!! Que saudades!
    Tá dando certo, mas ainda estou em adaptação.
    Acho que com meus amigos próximos, como você, tudo seria mais fácil, mas a mudança seria mais tênue!
    Vamos ver se pelo menos um tempinho você vem para nós passearmos juntos.http://brunoenleon.blogspot.com/logout?d=https://www.blogger.com/logout-redirect.g?blogID%3D1804409830983707297%26postID%3D5765784474919997794
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. <3 saudades!
    Animo demais bater umas pernas pela zoropa. Vamos ver se terei "tempo" ($$$). rsrsrs
    :* <3

    ResponderExcluir