31 de agosto, na verdade já 01 de setembro de 2016: Já estou no Brasil desde maio de 2016, mas não queria deixar de publicar aqui as minhas reflexões próprias sobre o dia de hoje.
![]() |
| Imagem meramente |
Como diria o douto escritor João Guimarães Rosa, "O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."
Tamo aí pra isso, coragem pra enfrentar os altos e baixos. Os altos e (principalmente) os baixos da histórias são longos e sinuosos, porém eles são vencidos (ou pelo menos superados) após muito sofrimento dos subordinados/ da massa. Não pense que você não é massa. Só não é massa 1% da população mundial que detêm as riquezas suficientes para comprar todo o resto (SUS, universidade federal, Petrobras etc.) e ainda tirar mais dinheiro das massas.
Teremos sofrimento? Nem sei, mas espero mesmo que não! Não torço contra meu povo!!! Nós não sofremos nesses últimos tempos - ou melhor, sofremos, mas não como antes. Nós (leia-se o conjunto - povo brasileiro), que nunca sentimos fome como os 50 milhões que sofriam com a fome nos anos 90 no Brasil, sofrimento que não tivemos como aqueles que nunca puderam fazer um curso superior, ou mesmo um ensino médio, pois a família recebe menos de um salário mínimo. Nunca soubemos o que era nunca poder estudar no exterior, exceto se a família fosse rica o suficiente (quantos % da população brasileira tem esse privilégio?). Nós que não morremos como os estudantes, artistas, jornalistas, professores que foram perseguidos ao expressar a opinião política na ditadura.
Não significa que já não haja sofrimento. Ainda milhões de brasileiros sofrem com a fome, ainda milhões têm que trabalhar de dia para estudar a noite. Mulheres, negros, travestis, transsexuais, gays, lésbicas, índios, camponeses, ambientalistas ainda morrem nas mãos de homens machistas, militares (DITADURA MILITAR?), de intolerantes religiosos (IDADE MÉDIA?), de coronéis latifundiários - mentira, esses covardes mandam seus capangas matarem - (FEUDALISMO?).
Sofrimento vem, principalmente para o pobre, para o iletrado, para o proletário, mas também para o professor, para o médico de saúde pública, para o cientista, para os pequenos produtores brasileiros, para o meio ambiente, para os índios, para os gays, para os negros, para as mulheres. O governo que se instala não contempla nenhum de nós, ou quase nenhum de nós, mas eu tenho esperança que isso possa ser contido em breve, para que menos sofrimento haja. Ajamos!
Só peço uma coisa - NUNCA dê apoio àquele que se diz "de Deus", "homem de bem", "pela família". NUNCA. Esse foi o mesmo papel da "Marcha da Família com Deus pela Liberdade", apoiadora da ditadura assim que se instalou o GOLPE de 1964.
NÃO VOTE NUNCA EM MILITAR, EM RELIGIOSO, EM FAZENDEIRO! Veja a Câmara dos Deputados. Veja o Senado!
NÃO VOTE NUNCA EM MILITAR, EM RELIGIOSO, EM FAZENDEIRO! Veja a Câmara dos Deputados. Veja o Senado!
Já sabemos que "o homem que diz: sou!, não é!" (Chico Buarque). Homem de bem quer todos nós mortos.
Beijos de amor












