quarta-feira, 31 de agosto de 2016

MANIFESTO PRÓPRIO

31 de agosto, na verdade já 01 de setembro de 2016: Já estou no Brasil desde maio de 2016, mas não queria deixar de publicar aqui as minhas reflexões próprias sobre o dia de hoje.
Imagem meramente golpista decorativa.

Como diria o douto escritor João Guimarães Rosa, "O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."
Tamo aí pra isso, coragem pra enfrentar os altos e baixos. Os altos e (principalmente) os baixos da histórias são longos e sinuosos, porém eles são vencidos (ou pelo menos superados) após muito sofrimento dos subordinados/ da massa. Não pense que você não é massa. Só não é massa 1% da população mundial que detêm as riquezas suficientes para comprar todo o resto (SUS, universidade federal, Petrobras etc.) e ainda tirar mais dinheiro das massas.
Teremos sofrimento? Nem sei, mas espero mesmo que não! Não torço contra meu povo!!! Nós não sofremos nesses últimos tempos - ou melhor, sofremos, mas não como antes. Nós (leia-se o conjunto - povo brasileiro), que nunca sentimos fome como os 50 milhões que sofriam com a fome nos anos 90 no Brasil, sofrimento que não tivemos como aqueles que nunca puderam fazer um curso superior, ou mesmo um ensino médio, pois a família recebe menos de um salário mínimo. Nunca soubemos o que era nunca poder estudar no exterior, exceto se a família fosse rica o suficiente (quantos % da população brasileira tem esse privilégio?). Nós que não morremos como os estudantes, artistas, jornalistas, professores que foram perseguidos ao expressar a opinião política na ditadura.
Não significa que já não haja sofrimento. Ainda milhões de brasileiros sofrem com a fome, ainda milhões têm que trabalhar de dia para estudar a noite. Mulheres, negros, travestis, transsexuais, gays, lésbicas, índios, camponeses, ambientalistas ainda morrem nas mãos de homens machistas, militares (DITADURA MILITAR?), de intolerantes religiosos (IDADE MÉDIA?), de coronéis latifundiários - mentira, esses covardes mandam seus capangas matarem - (FEUDALISMO?).
Sofrimento vem, principalmente para o pobre, para o iletrado, para o proletário, mas também para o professor, para o médico de saúde pública, para o cientista, para os pequenos produtores brasileiros, para o meio ambiente, para os índios, para os gays, para os negros, para as mulheres. O governo que se instala não contempla nenhum de nós, ou quase nenhum de nós, mas eu tenho esperança que isso possa ser contido em breve, para que menos sofrimento haja. Ajamos!
Só peço uma coisa - NUNCA dê apoio àquele que se diz "de Deus", "homem de bem", "pela família". NUNCA. Esse foi o mesmo papel da "Marcha da Família com Deus pela Liberdade", apoiadora da ditadura assim que se instalou o GOLPE de 1964.
NÃO VOTE NUNCA EM MILITAR, EM RELIGIOSO, EM FAZENDEIRO! Veja a Câmara dos Deputados. Veja o Senado!
Já sabemos que "o homem que diz: sou!, não é!" (Chico Buarque). Homem de bem quer todos nós mortos.
Beijos de amor

terça-feira, 13 de outubro de 2015

León e Minas Gerais


Às vezes sinto que León é uma Minas espanhola. Ou vice-versa... A ordem não importa!

León tem um povo muito simpático e agradável, mas que ao mesmo tempo é um pouco fechado até perceberem uma abertura maior. Um pouco mineiro, desconfiado mas bem cordial! Sobre serem conservadores, eu ainda não entendi se são ou não... Apesar de eu ser mineiro e ser muitíssimo pouco conservador, eu sei que a maioria é muito conservadora, mesmo morando em uma cidade de 2 milhões e lá-vai-pedrada de gente. Mas o modo de se vestir difere entre os mais velhos e os jovens. No geral, na vestimenta León está igual ao restante da Europa, como homens (muitos) vestindo roupas justas, de várias cores, entre outras coisas que seriam consideradas "estranhas" no Brasil (e por isso só os gays, que na maior parte das vezes se vestem muito melhor - desculpa aí -, e os que são mais ousados, acabam usando), mas isso entre os jovens.

A cidade de León, como Belo Horizonte, está repleta de bares que estão sempre abertos, as pessoas têm uma cultura de ir ao bar tomar umas cañas, como em BH, onde vamos ao buteco da esquina depois do expediente...

Outra coisa - a província de León é basicamente agrícola/rural (pouco industrial), então aqui há muitos produtos de excelência que são até exportados. Há zonas que produzem vinhos, outras com carnes, chorizo, salchichón, maçãs, tomates, pimentões, hortaliças em geral, outras frutas. Muita gente tem uma "huerta" (ou um pequeno lote no campo onde colhem maçãs, peras, hortaliças, tomates, uvas, morangos, framboesas). E eles se orgulham muito de produzirem tantos produtos Leoneses que têm.

O queijo de León é maravilhoso - apesar de estar ainda experimentando - e barato se pensar nos custos das coisas (é melhor fazer isso considerando o salário e o preço da alimentação em geral no lugar, que convertendo o Euro em Real, que realmente não dá certo!). Há queijos que eles chamam de mezcla (misturado de vaca e ovelha), curado, semi-curado ou fresco, há o queijo azul, há queijo de ovelha fresco (maravilhoso!) - e claro que há outros que ainda não experimentei. Ou seja - queijo é um amor em comum com Minas Gerais!!! Só não tem pão de queijo (claro, não tem quase nada de mandioca aqui, exceto importado, senão teria comprado um polvilho já! Se eu achar faço um pãozinho de queijo pros espanhóis).

Este fim de semana fui a uma feira na Plaza de Toros, com muitos produtos da província de León, saí de lá com mel, queijo, salchichón, maçã reineta, e uma garrafa de vinho. Realmente, quem sabe aproveitar come muito bem - e comer bem é uma coisa que não dispenso.

Apesar disso, a dieta espanhola permite um certo balanço, que eu ainda não sei explicar o que é, que eu acabei emagrecendo um pouco sem muito esforço. Creio que ajuda muito o ritmo de tomar café-da-manhã, logo umas 11:30 tomar um café com leite, almoçar às 15:00, tomar um chá ou café com leite puros lá pelas 18:00, e jantar umas 21:00 ou 22:00, parece que ficamos muito tempo sem comer, mas não dá fome (e se dá você pica alguna cosa - ou belisca alguma coisa, como se diz por aqui). Outra coisa muito diferente - poucas coisas que comem são industrializadas, empacotadas...

Enfim, esse povo me lembra um pouco da mineirice, então às vezes até me sinto um pouco parecido com eles em algumas coisas. Uma coisa que difere muito é que o espanhol leonés é claríssimo e facílimo de entender, enquanto que o nosso português mineirês é "enxugado", ou seja, picamos um pouco as palavras pra economizar saliva (coisa que eu acho estupenda!).

Há pessoas de fora que dizem que o Leonés "canta", e canta mesmo, mas é uma coisa que eu sempre disse: todo sotaque canta, menos o seu! É isso, até os espanhóis de outras regiões "cantam" diferente, mas não percebem. O mesmo ocorre com mineiro, carioca, paulista, gaúcho, baiano, cearense... e todo o resto desse povo brasileiro lindo.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Español para brasileños

PAPELARIA
EU - ¿Tenéis... hum... lo que se pone cartas?
SRA. - Hum... Lo que se pone cartas... ¿Qué sería? Cartas… (Olhar de ajuda para o outro senhor).
SR. - ¿Un sobre?
SRA. - ¡Ah! ¡Lo que se pone cartas! Sobres, sí, ¡los tenemos!

MERCADINHO
SRA. - ¿Quieres pan, verdad?
EU - Sí.
SRA. - ¿Cuál deseas?
EU - ¿Cuál está más… macio?
SRA. - Humm... ¿Macio? ¿Vacío (=vazio)?
EU - No, no, ¿cómo se dice? (gesto com as mãos)
SRA. - ¿Un más suave?
EU - Un más suave, ¡por favor!
SRA. - Vale, ¿qué tal ése está?
EU - Muy bien, ¡gracias!
SRA. - ¡A ti! (...) Macío... (Risada)

domingo, 27 de setembro de 2015

Vida, campo, castelos...


Castillo de los templarios - Ponferrada - Castilla y León. Instagram: @brunovskyg

Esta semana fui a vários locais diferentes, ando conhecendo bem a cidade!
Pessoal da universidade anda mais amigo, já chamam para tomar "un cafetín" e assim me fazem me sentir melhor. Observação: tenho aprendido que en Leonês o diminutivo é "-ín" e não "-ito", quase como em português! É uma graça.

Outra coisa, encontrei uns brasileiros que foram muito legais comigo! Fui na casa de Claudia e Osvaldo e lá tinha pão-de-queijo e paçoquinha! Que maravilha... Foram muito amáveis e contaram várias histórias e costumes espanhóis! Ótimo encontrá-los.

Bandejão daqui
Descobri um comedor na universidade onde se almoça muito barato (para os padrões daqui 6 euros é almoço barato!), com primero plato (arroz, batatas com alguma carninha, ou sopa, ou algum caldo, ou salada), segundo plato (com alguma carne, acompanhada de batatas fritas ou alface e tomate - observe este ou, outro dia eu pedi a moça um pouquinho de cada e ela ficou me olhando até eu falar que não precisava, acho que ninguém tinha proposto isso!!!), tem uma sobremesa ou postre (algum doce não muito doce, ou frutas com iogurte - espanhóis acham um exagero doces muito doces, segundo os brasileiros eles acham muito doce o brigadeiro, a goiabada, etc.!). De beber? Um copo de vinho ou de cerveja (não é cerveja ou vinho ruim! Kkkkk.) ou uma garrafa de água. Sim, cada dia provei um e todos foram ótimos. E ainda, um pão (aqui todo mundo come no almoço e janta com pão). Aí você vai pegando o que te apetece, mas se não pega algo continua 6 euros. Se pega algo mais, aumenta um pouquinho... eu achei um preço bem justo e como lá às vezes.

Seminário em espanhol
Fui surpreendido para apresentar um seminário sobre nossa pesquisa e o que vim fazer aqui. Claro que tive uns dias para preparar e o apresentei na terça passada. Em espanhol! Parece que gostaram, disseram que meu espanhol está muito bom, e perguntaram tanto que o seminário durou 1h45! Nossas pesquisas os interessaram muito.

Mercado medieval
Aqui em León acontecem uma vez ao ano, no outono, as Festas de San Froilán, e daí tinha o mercado medieval, no casco antiguo da cidade (região dentro das muralhas medievais), e os donos das tendas todos estavam a caráter (de árabe, judeu, ou cristão medieval), vendendo mil coisas legais, tinha camelo, carroussel medieval, e até aquelas músicas medievais pagãs. Muito legal...

Mercado medieval - festas de San Froilán - León. Instagram: @brunovskyg
"Banda medieval" - Mercado de San Froilán. Instagram: @brunovskyg
Mercado Medieval -  festas de San Froilán - León. Instagram: @brunovskyg
Mercado Medieval - festas de San Froilán - León. Instagram: @brunovskyg

As festas de San Froilán continuam com diversas apresentações, vou ver se vou no próximo fim de semana conhecer um pouco mais dos costumes daqui.

Campo e um pouco mais de Castilla y León
Hoje saímos cedo e acabei por conhecer várias coisas. Vi um pouco de Astorga, e a Catedral de Gaudí (tenho que voltar para parar e conhecer direito), Ponferrada e o Castillo de los templarios (magnífico!), e um pouco dos pueblos (mais interior) da região de Bierzos, que também pertence a comunidad autónoma de Castilla y León. Ali, fomos conhecer muitas plantas com as quais vou trabalhar e depois almoçamos num restaurante tipico. Ah... quase ia me esquecendo, nunca comi tantas frutas no campo (claro, são daqui e às vezes ocorrem como mato): amoras grandes, framboesas, uvas, e maçãs! Muito bom :)
Maravillosas manzanas! Instagram: @brunovskyg
Botânico (tímido) em Espanha. Instagram: @brunovskyg
Fomos, depois, à segunda parte, conhecer as Médulas. São fantásticas... ainda que sejam, na verdade, montanhas que foram erodidas pelos Romanos há uns 2 mil anos para extração de ouro, possuem uma beleza peculiar e uma rede de buracos cuidadosamente calculados para escoamento de ouro de dentro das minas, através de água "bombeada" de localidades próximas. Apesar de ser erosão, é considerada patrimônio mundial da humanidade por seu valor histórico e arqueológico.

Las Médulas - El Bierzo - Castilla y León. Instagram: @brunovskyg


Bom... creio que é isto! Vou tentar escrever mais para não fazer posts tão longos! :D
Que tengan una buena semana!

sábado, 19 de setembro de 2015

Pimentas e tal

Outro dia fui a um bar onde se pedia uma caña, e de tapas vinha um Chorizo em um molho, um chorizo cocido (cozido).

Para quem não sabe, aqui na Espanha tem um embutido que se chama chorizo e é diferente do nosso chouriço. Eu não sei explicar muito bem o que é, é meio uma linguiça ou meio um salaminho, que pode cortar e comer ou utilizar em pratos. E sim, é muito bom!

Que eu saiba, no Brasil o chouriço é enchido com sangue de porco, mas aqui o chorizo é com carne mesmo. (Porém, pelo que vi na internet há em Portugal o chouriço com carne e o chouriço de sangue).

Essa é a aparência do chorizo: 
https://es.wikipedia.org/wiki/Chorizo
Então, continuando o assunto, tinha comprado um chorizo que pica (picante) e resolvi fazer cozido com batatas, pimentão e molho de tomate.
O Sergio apareceu e quis provar, disse que é muito comum na Espanha. Ele então provou e gostou do meu prato improvisado... Nota 10 para o Bruno! =D

Surgiu no meio disso tudo, uma discussão interessante: o nome de pimentas e tal em espanhol e português.

A coisa ficou tão complexa que ele quase pegou um papel para fazermos um esquema da coisa. Tudo isso porque ele disse que a picância do Chorizo era devida ao pimentón. Como eu sabia, pimentão (em português) é pimiento (em espanhol). Então tivemos uma longa discussão para entendermos o que cada um chamava de quê! Vejam a minha conclusão-geral (espero que não esteja errada): a picância do chorizo era devida à páprica.

Pimentão, pimenta, pimenta-do-reino, páprica: não é exatamente assim!


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Pequenas adaptações, autodescoberta & doutorado

Oi amados! <3 Como vai o Brasil?

Sei que demorei um pouco para postar, mas é que às vezes precisamos de coisas novas e inspirações para escrever. Não que eu tenha inspiração, mas pequenas coisas novas tem todo dia por aqui...

Essa semana fiz várias coisinhas. Tenho agora um número de celular (finalmente!). Fui hoje a uma loja física comprar, já que a empresa da qual me sugeriram comprar (que não tinha loja física e era um pouco mais barato o serviço) tentou entregar várias vezes mas a máquina não reconhecia o número do passaporte e etc. Cansei, mandei cancelar, e fui na loja mesmo.

Fui ao banco e abri uma conta, que será necessária pois ficar com dinheiro vivo e usando o VTM não é tão seguro quanto ter um cartão de um banco daqui. Amanhã devo ir buscar meu cartão, e com ele poderei comprar coisas pela internet, como passagem de avião, o que facilita muito a vida de qualquer um hoje em dia.

...

Como tenho tirado pelo menos umas 2 ou 3 horas por dia para resolver estas coisas e andar um pouco pela cidade para conhecê-la (ainda que eu não tenha feito um dia inteiramente turístico, já conheço assim muitos pontos turísticos). Assim, tenho chegado em casa com as pernas doendo de tanto andar... pelo menos faço algum exercício!
Frio, sim que o faz, estão fazendo uns 8 graus de manhã, à tarde uns 14... Ontem e anteontem chuveu e eu peguei chuva! Sempre tenho essa mania de esquecer guarda chuva. Mas era chuvinha leve, com vento forte, não molhei muito mas é frio! Pelo menos meu casaco me mantinha quente enquanto o vento frio gelava o rosto! :)

...

É muito lento, para uma pessoa tímida como eu, o processo de ir conhecendo tudo e as coisas. Como aqui não tenho amizades, acabo fazendo tudo sozinho e interajo menos com as pessoas. Mas como tenho andado muito, acabo conversando rapidamente com diversas pessoas diferentes e assim vou aperfeiçoando o espanhol aos poucos.

Semana passada um casal brasileiro que faz doutorado na ULe entrou em contato comigo, pois acharam no site do Ciência Sem Fronteiras as pessoas que estão fazendo doutorado sanduíche ou doutorado pleno em León. Me convidaram e uma outra menina para irmos à casa deles na semana que vem, conversar e tapear (ir de tapas, comidinhas e bebes), creio que assim poderei interagir mais. Sérgio (o companheiro de apê) fica a maior parte do tempo terminando sua tese, e claro, tem suas próprias amizades, então nossa interação não é de amizade, mas apenas conversas sobre a casa, o tempo (sempre rola!), universidade e coisas da cidade, onde comprar tal coisa e etc. Eu sei que meu processo é lento, mas é uma imensa autodescoberta estar longe de casa, estar longe de tudo. Assim que estiver mais adaptado a isso, pretendo programar de ir conhecer outras cidades na Espanha (talvez no resto da Europa), mas preciso aguardar um pouco mais para isso. Uma coisa de cada vez, please! O mineiro do interior não aguenta, assim, não!

...

Como a vida acadêmica não pára, em um dos turnos (em geral de umas 16h até umas 22h ou mais) fico revisando nossos trabalhos, aperfeiçoando coisas para envio de publicação. Estou trabalhando e adiantando muitas coisas, daqui. Internet é uma maravilha. Sempre que estou na internet de casa, entro no skype. Assim que de vez em quando (muito frequentemente) entro em contato com alguém do Brasil. Assim me sinto mais acolhido, de longe, por minha própria terra.


Chegando à ULe
Mi despacho (Meu gabinete!)
Escrevendo para vocês desde mi despacho
 Já percebi que, apesar da distância, o tempo passa rápido! Tenho feito muitas coisas e quando converso com alguém do Brasil, meia hora passa em 5 minutos. Cheguei a ficar 3 horas no Skype!

Enfim, fiquem tranquilos que o brasileiro em León está bem! Novidades, mais, lhes conto em breve!

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Divagações políticas e observações inúteis

A cada dia me adapto mais, aqui em León. Agora tudo está bem e (quase) não há melancolia.
Sergio, meu companheiro de apartamento, me ajudou com umas coisas ontem e hoje. Na verdade ele foi bastante prestativo, pois está terminando sua tese e teoricamente não pode perder muito tempo. Por isso valorizei muito seu esforço de me levar ontem de carro para buscar meu chip de celular (que não foi entregue aqui, e quando chegamos lá, também não foi entregue e por isso estou até agora sem chip, tudo isso por que a máquina não reconheceu o número de meu passaporte). Depois dessa dor de cabeça, ele acabou me deixando em um lugar para comprar lençóis e toalhas. Fui ontem, também, na universidade, para iniciar os trabalhos, mostrei meus materiais, conheci um pouco os procedimentos, combinei alguns experimentos e até ganhei uma mesinha na sala de becarios. Tudo ótimo! Por isso estou mais tranquilo...

Hoje, Sergio, novamente prestativo, me levou a Villaquilambre para tirarmos o Empadronamiento, que foi rápido e tudo nos conformes. Ainda bem que Sergio me levou, pois Villaquilambre é longe e eu teria de pegar um ônibus para outra cidade, ou coisa assim. Ele me disse que fez isso por mim pois esteve pelo Erasmus na Suécia, fez estância no Canadá e trabalhou na Inglaterra, e por isso sabe o que é não ter ninguém para ajudar nestes casos.

Ele me contou que Espanha ainda está em crise, com alguns detalhes que lembrei do Brasil. Aqui, muitos jovens estão desempregados (diz ele que o número pode estar em 50% dos jovens!), e como aí, os bancos e os ricos não sofrem com a crise (apesar de espernearem e baterem panelas!), só os pobres. Realmente, não foi uma ou duas vezes que vi gente jovem pedindo dinheiro pois estavam desempregados. Mas, de qualquer forma, aqui não existe tanta desigualdade como o Brasil. Quase não a vejo. Outra coisa interessante são as pichações, que são muitas, várias com mensagens de esquerda. Tinha até uma "Queremos Cristina" aqui. Vi que a direita governa o país, mas Sergio disse que com esses acontecimentos recentes, a próxima eleição será bem disputada e algum partido de esquerda deve se eleger. Penso eu, de que adianta se eleger uma esquerda, se ela pode dar uma guinada e satisfazer vontades da direita? O mundo é todo igual... A história é feita de fatos que se repetem. Enfim, não é meu objetivo fazer discurso político.

Depois fui sozinho lá fazer minha Tarjeta de Identidad de Extranjero. Deu alguma coisa de bafafá porque eu entrei na UE por Lisboa, e por isso meu passaporte tem só carimbo de Portugal. Por isso tive que ir na Policía, que não sabiam o que fazer, ligaram para diversos locais de Madrid e enfim me liberaram. No meu caso teriam de ter carimbado meu passaporte no aeroporto de Madrid ou eu teria de ter me dirigido à polícia em 72h e registrar chegada na Espanha. Por sorte o policial fez contatos e disse que estava tudo certo, ligou para a senhora da outra repartição e disse que podia fazer a minha identidade. Voltei ao local de retirada da carteira e conclui os procedimentos. Aproveitei para andar mais tranquilamente pelo centro de León, fui vendo preços, coisas, e acabei comprando um tenis para andar em uma loja esportiva (aqui será necessário e não trouxe um do Brasil). Voltei de ônibus e almocei por perto de casa.
Devo ir a campo no domingo ou semana que vem, e estou bem mais animado que antes, por estar já conhecendo a cidade e mais pessoas, creio que com essas perspectivas essa estância já está sendo muito válida em termos profissionais e pessoais.

A ver!
Hasta luego!