terça-feira, 8 de setembro de 2015

Chegando na Espanha


Oi :)
Eu sou o Bruno e vim para a Espanha pelo Ciência Sem Fronteiras, fazer parte do meu doutorado aqui. Sou botânico e sou de Minas Gerais...

Resolvi contar meus casos e descasos em León, na Espanha... Isso porque deixei muitas pessoas das quais tenho saudades e é difícil contar para todos o que tenho passado. Assim, aos que se interessem, podem ler e se sentir um pouquinho perto de mim... Cheguei em León ontem e ainda me encontro um pouco perdido pelas ruas, pelo que fazer, onde ir, mas acho que as coisas vão se ajeitando.
Chegando na Espanha

Cheguei em Madrid ontem e logo tive que, direto do Aeroporto, buscar como sair dali e ir a León. Até então, tinha somente falado português, já que meu voo era da TAP Portugal de Belo Horizonte, com conexão em Lisboa e destino em Madrid. Para mim, foi muito fácil entender o Espanhol, ainda que de vez em quando não me fiz entender e tive que repetir frases. Muitos são solícitos e me responderam prontamente.

Para sair do aeroporto, peguei um metrô da estação Aeroporto T1-T2-T3 para Chamartin. Para isso, tive que comprar um billete. Simples? Não muito. Não havia ninguém na cabine, e só podia ser comprado nas máquinas automáticas. Vi milhões de opções e fui procurar o que fazer ali. Conversei com uma moça, que só falava inglês, e ela também não sabia direito... Depois ela me mostrou um moço, então me informei com um rapaz do balcão de informações que tinha que pedir um billete sencillo de Aeroporto T1-T2-T3 para Chamartin (a máquina dá opções) e então entrar na linha 8 (até Nuevos Ministerios), onde devia fazer uma transferência para linha 10 (sentido Tres Olivos), descendo em Chamartin. Em Chamartin, tive que me informar novamente, já que há o Tren de Cercanías, e subindo algumas escadas há a estação de Trens de viagens.

Ali cheguei, uma hora antes (eu havia comprado uma passagem de trem para 3 horas após minha chegada em Madrid, mas o voo em Lisboa atrasou 1 hora), e agora um pouco aliviado. Sem almoço, parei em uma cafeteria cerca das 14h e vi que muitos almoçavam – o almoço aqui em geral é as 14h-15h e pode ser diversas coisas, e lá comi um bocadillo de vegetal y atún (sanduiche de pão em barra com atum e vegetais) e uma coca-cola. Como sou uma pessoa tímida, e por isso tenho certas dificuldades, mas só nessas horas mesmo, sozinho, para rompermos aos pouquinhos as barreiras, fui me desinibindo aos poucos. Assim que comi, fui ligar para o meu professor supervisor do doutorado sanduiche em León direto do telefone público, já que não tinha (e ainda não tenho) nenhum chip. Combinei com ele minha chegada em León, ouvi o anúncio do trem que estava chegando de outro local e indo para Oviedo e Gijón (não sei como soube que era o meu, mas procurando nos telões achei a plataforma com o trem que tinha o número da minha linha e desci, chegando lá perguntei para se ia para León e a passageira concordou e começou a dizer as outras escalas...). 

Pegando o trem


Trem saindo da Estação de Chamartín
Nunca havia andado de trem... errei o coche (vagão) e uma senhora me ajudou. Depois que cheguei ao meu vagão, minha mala era muito grande e os espanhóis (os passageiros mesmo) me ajudaram a arranjar uma solução para isso. Como fazia calor, depois disso tudo estava suando... me sentei ao lado de uma senhora que comeu maçãs e balinhas a viagem toda. Porém era silenciosa e não conversou... cansado do voo, cochilei em boas partes da viagem. Tirei fotos da vegetação em torno de Madrid, que é muito diferente da Brasileira, e eu não havia visto ainda. Estava estranhando aquilo tudo. Passei na estação de Valladolid e achei estranho que a cidade, que é grande, estava deserta. Depois, aqui em León, mais ou menos no mesmo horário, descobri que tudo fecha as 14h (para a siesta – ela realmente existe!) e reabre às 16h. Nessa hora, quase ninguém fica na rua, e as lojas estão fechadas.

Vistas da vegetação

O trem passou parte da viagem (depois da metade do caminho para León) parando e andando a 10 km/h. Achei estranho, mas o interventor anunciou que havia um problema e por isso a viagem atrasou um pouco, chegando em León cerca de 40 minutos depois. Assim que chegou em León, começou outra história...

3 comentários:

  1. Amei a ideia do blog e o post!! Morri de desespero só de me imaginar tendo que procurar o coche certo! hahahaha Escreva sempre!! Saudades e boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Iaiá!
      Fiz para contar a vocês aos pouquinhos... tudo que tem me ocorrido!
      Saudades
      <3

      Excluir
  2. Gostei, assim fico tranquila...tudo vai dar certo!!! Saudades! Madre.

    ResponderExcluir